Babado, confusão e altos segredos revelados com Fernando Salignac!

5/03/2018 às 23h03

O bate papo desta semana é com um entusiasta da Moda, um produtor de eventos comprometido no que faz e um amante da alma livre, apaixonado por pessoas. O seu legado, além de sua trajetória de 32 anos, é a amizade. Nascido no Maranhão, carioca de certidão  e um manauara convicto, ele faz parte da vida de muita gente. Se você não desfilou para a Agência de Modelos dele, você deve conhecer alguém que já desfilou. Nome de origem francesa, ele brinca que pertence ao lado podre da família e que foi o único que não nasceu com sangue azul. Vamos conversar sobre sua carreira, seus amores, ideologias, drogas, sexo e outras cosiitas más. Do manequim 36 ao Pluz Size, nosso papo rendeu até sobre Book Rosa, Azul, Roxo e Amarelo. Fernando Salignac, desde sempre quebrando paredes e levantando bandeiras em prol de pessoas. Seu lema é se colocar no lugar do outro e não fazer com ninguém o que não gostaria que fizessem com ele. 

NAS REDES SOCIAIS TODO MUNDO ESTÁ MODELANDO!!!

Fotos: Pedro Braga Júnior

Agradecimentos: Vera Semen Beauty Center

Olha, é um prazer imenso te entrevistar para os leitores do Portal. Antes da gente começar a entrevista, você comentou que eu era uma criança lecionando para uma criança...

Nossa, você será eterna. Em toda a história da minha vida, você marcou um grande momento, você conseguiu junto comigo realizar o sonho daquelas crianças que queriam desfilar. Você tinha o dom e tem até hoje, por isso você faz sucesso. Você era uma menina que entrou na minha agência para ser modelo, e quando de repente eu olhei era mais do que isso, eu falei: ‘essa menina é um anjo’ ... Nem chegou a desfilar e passou a ser a professorinha monitora das crianças ...

Verdade!!!!

Teve a By Salignac antes da Vivi, com a Vivi e depois que você saiu eu nunca mais trabalhei com crianças. Você foi única!

Eu entrei, praticamente, para cuidar das pirralhinhas...

Você era tudo, desde as criancinhas até as mais altinhas, todas queriam tirar fotos com você. Tá aí o sucesso, não adianta, ele vem na veia. Você fez algum curso para lhe dar com o público?

Nhãããão

Me orgulho em ver você em um programa de televisão, em um Portal de projeção fantástica e é uma unanimidade em se tratando de uma pessoa alegre e alto astral.

Fernando, você lida com pessoas há muito tempo, não é?

Nooooooooooossa, há muito tempo... Infelizmente, com tudo que está acontecendo hoje no Brasil, a nossa moda está em baixa. De uns 4 anos para cá, a By Salignac migrou mais para o rumo dos eventos do que propriamente para a modelagem, esses eventos é que têm segurado a onda. 

Infelizmente não tem um calendário de moda na cidade

Quando o Amazonas Shopping inaugurou nós tivemos aquele boom de desfiles, na sequência veio um shopping abrindo atrás do outro. Eu pensei: ‘Caramba, a Moda vai arrebentar em Manaus!’ e não foi isso que aconteceu. Temos grandes produtores de Moda em Manaus que produzem desfiles nas lojas, uma loja daqui, outra loja dali e só...

Kkkkkkkkkkkkkkkkk

E tem os programas de televisão onde fazemos as parcerias de desfiles de moda, pois precisamos levar isso para as pessoas, a Moda é muito importante.

Moda faz parte da cultura!

Exatamente. Quando as pessoas chegam aqui, eu vou logo dizendo: ‘Aqui não se ganha dinheiro, é tudo glamour!’. 

Kkkkkkkkk. 

Há algo que as pessoas ainda não se tocaram...

O quê?

Com as redes sociais, todo mundo é modelo.

Por quê?

Por causa das selfies, já reparou? Ninguém posta fotos se achando feio. Se a menina não tem condições, ela procura uma amiga com uma casa bonita e tira uma foto na piscina, até porque ela não vai tirar foto segurando uma mangueira...

Kkkkkkkkkk

Essa mesma menina se maquia, se produz e pronto, ela está modelando. Você vê nas redes sociais fotos de pessoas muito bacanas, que não são modelos, mas estão modelando.

Você passou por algum tipo de preconceito no início desta profissão?

Não, foi tudo acontecendo de uma forma muito louca, eu não sou de Manaus, cheguei do Rio com uma cabeça muito maluca, naquela época várias grifes faziam sucesso (ele conta as marcas que usava).

Você é da onde?

Nasci em São Luíz do Maranhão, olha que loucura, mas fui registrado no Rio de Janeiro, meus documentos são todos de lá.

Você é um eterno manauara

Eu amo essa cidade de paixão!

Você veio para cá pirralhinho?

Cheguei com 13 anos

Você já tem 40 anos?

Eu tenho 50, fiz nesse ano, estou lindo e maravilhoso

KKkkkkkkkk

50 anos sem nenhum botox porque eu morro de medo, mas eu juro que ano que vem eu vou fazer pelo menos as olheiras aqui

Kkkkkkkkkkkkkkkk

Ahahahahahahahahahaha

Você namorou algum modelo menino?

Nada, eu não pego é ninguém.

E com menina, você já namorou?

Vivi, eu namoro com todo mundo porque eu amo todo mundo e eu tenho muito amor para dar.

Kkkkkkkkkkkkkkk

Eu torço muito pelas pessoas, quero todos ao meu lado muito bem

Você dá no primeiro encontro? 

PQP, isso é demais menina! 

Kkkkkkk

HAHAHAHAHAHAH

Mas você dá ou não?

Claro que não, a gente tem que fazer um certo charme. 

Kkkkkkk

Quando entrei para esse mundo de moda, percebi que a gente precisa criar um personagem, sabe aquela pessoa que não pega ninguém, mas ainda faz a linha difícil? Eu acho ótimo. Tenho amigos e amigas que quando chegam em uma festa adoram dizer EU JÁ PEGUEI TODO MUNDO AQUI

Nooossa, que absurdo...kkkkk

Mas eu acho complicado chegar numa festa e dizer que já pegou todo mundo

E algum famoso, você já pegou?

Eu nunca peguei ninguém, Vivi.

Nenhum famoso, Fernando?

A pessoa mais famosa que eu já peguei foi a minha secretária 

Kkkkkkk

Ela tá dizendo que não, hahahaha. Uma coisa que eu acho muito bacana é a amizade, foi o que eu mais fiz em todo esse tempo, tenho amigos maravilhosos, amigos que posso contar e meu lema é tentar ter menos inimigos.

E você consegue?

Sabe Vivi, eu nunca jogo pedra em ninguém e eu acho muito fácil se colocar no lugar do outro. E eu me acovardo de tomar partido, principalmente na política, na religião, no sexo.

Tudo que causa preconceito?

Na verdade eu não entro em nenhuma discussão

Em nada que divida opinião?

Vivi, eu acabei de quebrar uma parede que se chama Plus Size

Que massa!!!

Eu fiz a primeira vez no Amazonas um concurso que se chama Plus Size, para as gordinhas, já está no terceiro. 

Isso bomba nos States

Pois é, lá é uma loucura e quando cheguei a ir atrás de patrocínio aqui eu ouvi exatamente isso: ’plmdds, eu não acredito que você está se metendo nisso!!!!’. Falaram até para eu mandar fazer estrutura de aço porque iria despencar tudo com o peso...

Kkkkkkkkk

Outra virou pra mim e disse: ’Ai Fernando, você tem um nome na cidade e vai se misturar com isso?’ , mas o que eu quero te dizer é que abriu um mercado de plus size que eu não sabia que existia. Hoje faço um evento que comecei com 11 e já estou com 23 inscritas, eu tenho até advogada desfilando, tenho uma dentista, tenho até uma avó que desfilou...

Ela é inteiraça?

Inteiraça demais, ela me enganou... No meio do concurso ela disse assim: ’ sabia que sou vó?’ MENTIRA! Ela trouxe foi a neta. As pessoas que foram contra, na verdade duas, já me pediram desculpa, mas Vivi, eu quero mais é que todo mundo seja feliz.

Certo

Mas é evidente que ninguém está levantando a bandeira de que ser gordo é legal.Outra coisa, por que uma mulher de 1.60 não pode desfilar? Outra coisa, aqui as mulheres têm quadril. Ai vem aquelas pessoas que falam que ’ na minha loja só desfilam mulheres magras’ ... ai a pessoa vai para o desfile e nunca consegue se ver e vem cá onde está as roupas para eu usar? A modelo usa 34,36 e a pessoa 38,40 de repente a mãe usa 44. Sabe essas coisas? Eu mudei isso!!!

O sobrenome Salignac vem da França, mas você me disse que não é da parte rica da história, não tem sangue azul? 

Naaaaaaada, ahahahhahahah. Quando a gente fala da França imagina logo um castelo e tudo. Venho de uma família simples e bacana.

São quantos anos de carreira?

Eu conto de 1983 juntamente com meu amigo Waisser Botelho, ele apresentou o desfile, fizemos o concurso Garota Doçura. O ano que inaugurava a Confeitaria Alemã na Praça da Polícia, isso marcou muito pra mim porque eu tenho a foto da candidata com a faixa. Eu conto de 83 para cá. (Ele nos contou algumas de suas modelos que hoje são mulheres importantes com suas carreiras e fez questão de comentar como conheceu Bhia Borges, apresentadora do Meio Dia em Revista- da TV Cultura).

Você já usou algum tipo de droga?

De jeito nenhum, eu sou louco de nascença, se a coisa anda triste para baixo prontamente vamos alegrar, vamos ouvir musica, vamos gritar. Meu lema é ser feliz sem precisar disso. Tenho pavor, morro de medo, já perdi amigos nisso, como também já perdi para a AIDS - talvez tenha sido a coisa mais terrível que aconteceu na vida da gente porque ao criar uma amizade imaginamos a pessoa para o resto da vida com a gente e no meio do caminho ela vai embora : (

Humhum

Eu sou totalmente contra as drogas, contra prostituição, sou contra tudo isso. Mas é importante você colocar que algumas pessoas têm dupla personalidade. Infelizmente muita gente se faz de bonzinho, diz que não faz uma coisa, que não fala, e la na frente a gente descobre um monte de coisa e se choca. Agora pode colocar ai, não é porque sou rico nem nada, mas eu adoro uma champanhe. 

Kkkkkkkk

Pode reparar, toda pessoa que se diz fina gosta de champanhe, :pppppp.

E Book Rosa?

Vivi, eu fico muito horrorizado de saber que nessas festas, seja aqui, no exterior ou em qualquer lugar do mundo ver essas meninas fazendo isso. E vale ressaltar que isso já é uma coisa muito antiga, não é de hoje e todo mundo sabe quem faz ou deixa de fazer. Outro dia rolou uma foto de uma menina mostrando os seios numa festa, pra mim isso é muito pior que o Book Rosa, uma mulher fazendo baixaria com ela mesmo

Totalmente bêbada? 

E a foto passando de um em um, bêbada, jogada. Mas eu te digo, não rola Book Rosa até porque cada um é dono de sua vida, nunca precisei disso e te digo mais, estou até com meu aluguel atrasado.

Kkkkkkkkk

Esses atrasos são normais, tem mês que tem eventos, outros não tem e a gente vai levando. Você melhor do que ninguém pode falar da seriedade de nosso trabalho, sua mãe sempre lhe acompanhou para tudo quanto era lugar. Mas te respondendo, isso sempre foi algo que ouvimos falar, às vezes do nada uma menina aparecia com um carro e todo mundo se questionava: ’Como é que pode?’ . Mas independente de ser book rosa, lilás, azul, amarelo, vermelho, isso não é algo que eu acho legal, eu não curto, talvez por isso eu não tenha ficado rico, pois nunca me envolvi nisso. E você sabe que meus eventos são em televisão, em shoppings e nas lojas, não faço eventos em barcos, nem em residências. 

Cria-se um mito e a partir dele começam a imaginar mil coisas

Verdade, mas meu trabalho em televisão já é de muito tempo, inclusive a Baby Rizzato é uma grande parceira nossa, a própria TV Cultura, enfim, vamos em praticamente todos os programas de televisão e sempre a mãe vai junto. Taí a sua para provar.

O quê você faria se não trabalhasse com Moda?

Vivi, sou muito família, amo mais que tudo minha mãe, minha irmã e meus 3 cachorrinhos. Eu me vejo em um grande bar, na beira da praia, agora eu teria de ser o dono, tá...

Kkkkkkkkkkk

Eu penso isso para meu futuro, um bar meu, eu já velhinho numa praia com uma sandália bacana, blusa e relógio que eu amo. E sol. Pronto. Eu adoro sol. O que você tem de branquinha eu sou de bronzeadinho., negão.

KKKKKKKK

É mana.... :ppppp 

Se de repente algum ex modelo seu/sua estiver conferindo nossa entrevista, que mensagem você daria?

Ai Vivi, eu adoraria rever. Queria muito que todas as pessoas que já fizeram parte do meu casting, da minha vida, independente de terem saído ou não da minha agência, que pelo menos pudessem tentar entrar em contato. Vai ser maravilhoso poder manter esse contato com quem já passou pela agência. E assim, é de bom tom, caso você perceba que a pessoa não lembra seu nome diga para ela e aproveite para comentar quando e onde se conheceram. 

Agora deixa uma mensagem para as pessoas que tem medo de ir atrás de seus sonhos com medo do que os outros vão falar : )

Eu vou dizer por mim, seja e procure ser feliz. Procure sua felicidade sem passar por cima de ninguém. Muito menos pisar em cima de ninguém. No meio do caminho vai ser muito difícil, tudo na vida é muito difícil, mas busque, principalmente ser feliz. Sendo feliz você vai conseguir tudo na sua vida, e se puder agregar pessoas que te ajude a crescer é bom porque tudo cresce junto. 

Que lindo !!!

O importante é a felicidade e a saúde, se a gente não tem dinheiro vamos batalhar para conseguir. 

Foi muito bom ter tido a oportunidade de bater este papo com você.

Ah que coisa linda, 

É tão bom poder mostrar um pouquinho das pessoas que a gente admira para que outros possam conhecer também...

Ownmm, eu quero te dizer que você está cada dia mais linda. 

Ai, obrigada \o/

Mas você está mais linda mesmo. Te desejo muita felicidade, muito mais sucesso, você é uma menina iluminada,...

Você chegou a puxar minha orelha por causa das criancinhas

Mas Vivi, não podia, você sentava em rodinha com elas e quando eu via não tinha mais aula, não tinha mais curso... E sem contar os inúmeros presentes que te davam, eu ficava com ódio. 

kkkkKKKKKK

Era uma coisa muito linda, muito amor envolvido, aquelas crianças te amavam.

Quero te agradecer muito por essa fase na minha vida, fez parte de meu amadurecimento. 

Imagina, você será eterna. Quero mandar um beijo para todos os leitores do Portal do Holanda e um grande abraço para todos da equipe. Tenho um carinho por todos e uma grande admiração, principalmente, por você. E eu já estava ansioso por essa entrevista.

Lembro que quando nos falamos você disse que pensou que eu tinha te esquecido

Pois é, já entrevistou todo mundo e eu ???

kkkkkkkk

Escolhe as melhores fotos, HAHAHAHhahaha

Deixa comigo <3

QUERO DICAS DE ENTREVISTAS <3

(92) 99446-2672 Vivi Cariolano