Motorista solta o verbo e conta tudo!

IMG_3679.JPG

Motora apaixonado por ônibus, Peterson de Brito Oliveira, aos 16 anos já estava nesta vida. Ele começou lavando transporte coletivo para conseguir uns trocados, o incentivo maior veio de seu padrasto. Ele já foi cobrador, já namorou passageiras, já se atracou com assaltante, já perdeu colegas, passou 12 anos como operador de Urbanos e agora acaba de realizar o sonho de ir para os Articulados. Uma graça, ele me contou vários causos, de putaria extrema aos assuntos resolvidos pelo sindicato. Seu maior objetivo nessa vida é que a galera reconheça que nem todo motorista é um fdp escroto estressado, existe muita injustiça, mas muitos estão na profissão por amor. Compartilho com vcs o lado B de um cara que faz parte de uma profissão que está no dia a dia das pessoas. MOTORISTA DE ÔNIBUS: essa classe tem meu respeito, agora, por causa do bate papo que tive com ele. Indico a leitura. Beijos <3

“Tem passageiro que nos cativa só com um bom dia – boa tarde.”

Fotos: Pedro Braga Júnior

Agradecimentos: Vera Semen Beauty Center & Staff

Há quanto tempo no sistema? Vcs não falam praça
A gente chama sistema, batendo lavanca. Tenho 12 anos, já.

E o que te levou a seguir essa profissão?
Era uma vontade muito grande operar a máquina grande. Meu padrasto era motorista da Marlim, eu o via chegar com cada ônibuzão bonito na época e foi crescendo essa vontade em mim. E deu no que deu.

E qts anos vc tem hj, começaste com qts?
Eu não to muito velho, não.

Ahahhahahaa
Mas eu comecei mesmo, vou falar pra ti, com uns 16 anos.  Eu queria trabalhar de qualquer jeito, até falsifiquei meus documentos…

Já começou errado?
Mas quem iria me julgar por ser menor e querer trabalhar?  Foi assim, eu queria era estar lá.

Já se arrependeu de ter escolhido essa profissão?
Não, eu não me arrependo. O que acontece é que a gente não tem nenhum pingo de reconhecimento.

Queria reconhecimento de quem?
Da população, da comunidade, dos próprios empresários, mas não são todos que se encaixam nisso.  Tem passageiro que abre um sorriso, nos cumprimenta, dá bom dia, boa tarde. Qdo desce diz pra irmos com Deus, pô a gente ganha a viagem com uma pessoa só.

E tem passageiro fdp?
Vixie, e muito! De 1mil pessoas que a gente carrega, vamos colocar aí meio-a-meio.

Vc já presenciou muita porrada dentro de ônibus?
E muito, e eu já dei porrada também.

Kkkkkkkkkkkkk
Mas deixa eu te falar, já aconteceu da gnt tirar muito passageiro abusado de dentro do ônibus. Quem sobe, quem desce, a gnt não espera mais nada, até cachorro sobe no ônibus [Daí passa a me contar um caso de um cara que já rodou a catraca com abuso e sentou perto de um grupo só de menores, resumindo: desceu do ônibus e foi atrás do cara porque o msm deu uma porrada num dos moleques, até a polícia apareceu].

Entre vc e o cobrador, vcs se comunicam com o olhar?
Ela aciona um botãozinho e qdo acende minha luz vermelha já sei que é alguma coisa. Já fico esperto, mas nem tds os ônibus têm isso, infelizmente. Nossa segurança está nas mãos de Deus

Por qts assaltos vc já passou?
Já perdi a conta.

Nusssa *O*
Já teve arma na minha cabeça, já levei coronhada, já teve faca quase enfiada no meu pescoço. Em relação aos assaltos, graças a Deus, o Sindicato brigou-brigou-brigou tanto que hj não pagamos mais os assaltos, isso foi uma conquista.

Qual é o horário que mais praticam assaltos?
Não tem horário : ( Assalto é imprevisível, o cara pode tá ou não bem arrumado. Já subiram dois caras e uma menina toda arrumada. A gente sai sem saber o que pode nos acontecer.

Compensa ser um cara dedicado nessa profissão?
Olha Vivi, eu vou falar uma coisa pra ti, os motoristas de ônibus especial que nunca trabalharam no Urbano (categoria do coletivo) sonham em entrar no urbano. Eles têm um sonho de trabalhar no coletivo.

Por que tu achas?
Porque apesar de toda a dificuldade a gente ganha um pouco melhor, temos plano de saúde, querendo ou não ganha bem.

Qual é a carga horária?
7h20, a gente não passa essas 7h sentados, colados com o coo na cadeira, não.

Kkkkkkkkkkkkkkkk
Cada viagem dura em média 1h30, 1h40 e aí a gente para, tem nosso intervalo. A gente espera uns 10m pra sair de novo, se não tem esses dez minutos toma só uma água ou cafezinho e sai pra peia de novo.

Vc já pegou muitas passageiras?
Rapaxxx, se minha mulher ler isso!!!

Responde logo, cuida
Eu não vou mentir aqui que eu já não peguei :pppppppp

Motora safaaaaaaaaado, kkkkkkkk
Já peguei um bocado já, pô, mas isso as vzs a gente nem quer…

Sério, elas põe uma arma na tua cabeça, por acaso???
Nãoooo, mas chega com uma conversa mole na nuca, daí chapéu.

E com cobradora?
Olhaaaa, tem muitos amigos meus que são casados com cobradoras.

Kkkkkkkkkkkkk vcs não são fáceis, hein?
Uhjhhuhjhuhjhuhjhhuhuj

Vc nunca pegou uma cobradora?
Não, não.

Sei, e eu ganho o salário do Faustão no Portal, aham.
Não, é sério. Com a parceira a gente acaba virando irmão.

Por que muitas vzs não param à noite em determinadas paradas?
Vivi, tem muita gente que aproveita esse horário para assaltar, mas os próprios moradores preferem vir pra cá (ele explica que numa área da garagem é bastante perigosa, então os passageiros se dirigem ao final da linha pra sair junto).

E as câmeras?
Elas nunca vão intimidar assaltantes. Já aconteceu de um cara entrar para assaltar e ele foi certinho onde a câmera estava e arrancou com tudo.

Totalmente sem utilidade???
Vou dizer pra ti, a câmera nada mais é do que ficar de olho na gente. Não podemos deixar vendedor ambulante entrar para vender, acho injusto porque a pessoa tá querendo ganhar o dela, é um trabalho digno também.

Que acontece se vc deixar entrar?
Eu sou chamado atenção. Assino ainda uma advertência. Se forem 03 vendedores ambulantes, eu assino três advertências. E 03 já é uma suspensão e isso é um passo para a justa causa. Não tem nada demais deixar o cara vender as coisas dele, essa passagem não vai fazer falta no bolso do patrão.

Tem muito patrão fuleiro?
E MUITO, VIVI!

Sindicato de vcs resolve alguma coisa?
Nesse ponto resolve, não tô puxando o saco não. A gente tem um amparo.  Infelizmente, algumas vezes eles [empresários] amarram as pernas  do sindicato.  Entram na justiça pra barrar a entrada do cara do sindicato na garagem e por aí vai. A gente só queria reconhecimento. Nossa obrigação é só dirigir o ônibus, mas tem colega tão apaixonado pelo que faz que ele mesmo limpa o ônibus. Eu faço isso, gosto de andar com tudo limpinho.

Galera reclama que tem muito motora estressado com a vida…
Ah, isso teeeeeem. Eu já trabalhei mal humorado, mas não desconto em ninguém, coloco meu fone e fico ouvindo músicas, qdo to assim fico azedo, o bode arreou. Ouço musica, é melhor coisa. Mas é desses motoras escrotos que a população gosta, fazer o quê : (

Tu juuuuuuuuura?
A população gosta de cara assim e desses daí os patrões gostam também. Dão mais valor para o cara nó-cego do que pros caras que trabalham direito. Tô te falando.  Quanto mais escroto, melhor.

Tu indicas essa profissão?
De boa? Eu indico algumas empresas pro cara trabalhar.  Trabalhei em duas por bastante tempo. Mas pra indicar mesmo, indico uma (Eu insisti e ele disse que indica a Via Verde).

Qual é a categoria Top das Galáxias dentro da tua profissão?
Os articulados [aqueles que têm tipo uma sanfona no meio], a gente ganha uma bonificação. Ele é maior, o risco é maior. E a categoria é a “E”. A responsabilidade triplica. Deus o livre bater num motoqueiro ou num passageiro.

Já teve algum acidente envolvendo vítimas?
Não, Deus me livre. E nem quero bater.

A classe dos Motoras é unida como a dos Taxistas?
Ela já foi bem mais unida (Daí me conta causos de como era e de como são as coisas agora!).  Taxistas são unidos pra caramba, tem nem comparação. Acontece um assalto um liga pro outro, não importa se é da Golfinho ou da Carona, o cara vai lá com o outro. Vai a Master, vai a Selva, para todo mundo pra ajudar o brother. Uma vez na Av. Brasil, eu tava com uma arma na minha cabeça, o motora da Expresso Coroado passou por mim, olhou assim e foi embora.

Sofreu assalto vai direto fazer o B.O?
A gente faz o B.O (boletim de ocorrência) de tudo, da renda, de quanto     levaram, tudo que aconteceu, tudo. Vivi, na hora do assalto a gente não sabe se aquele vai ser nosso último minuto de vida.  

O ideal era que fosse só cartão?
Era ideal. O ideal era que fosse só a Bilhetagem Eletrônica. Ninguém ia roubar tanto, entraria pra roubar só os pertences de quem estivesse no ônibus. Eu vou te contar um assalto que o assaltante foi legal.

O quê????? kkkkkk
Tem de tudo nessa vida. O cara entrou lá perto do Coroado e perguntou de mim se eu iria descer o V8. Falei que sim. Ai ele disse que era pra eu acordar ele quando tivesse chegando no Le Baron.

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu disse tudo bem, ele dormiu na cadeira bem perto de mim. O cara tava bem vestido, usava bota de trabalhador.

E aiiiiiiiii, mano???
Fui chegando perto do lugar que ele pediu pra eu avisar, ai eu chamei: “Ei bacana, chegou no Le Baron!”. Olhou assustado, pô tirou um cochilo, ne. Me agradeceu, no que virei pra trocar o cd, olhei de volta, a pistola já tava encostada em mim.

PQPPPPPPPPPPPP!!!!!!
Olhei pelo retrovisor tinha era 4 assaltando lá atrás…

QUE FDP!!!!!!
Só que assim, tudo no silêncio, sem grito, na maior educação.

Kkkkkkkkkkkkkk ai mdssss
Tipo do cara que tava ali só pra roubar, queria só a renda e os pertences da moçada. Desceu do ônibus e ainda disse assim: “Motora, esse tiro não é pra ti, baixa tua cabeça que é a melhor coisa que tu faz!!!”.  Fiquei pianinho com a cabeça baixada. Eles não atiraram em ninguém. Ele desceu com os comparsas dele e foi embora. E quando chegou perto do shopping, parei e fui perguntar dos passageiros se tava todo mundo bem. E um falou assim: ‘Rapaz, são uns ladrões até educado!!”.

Kkkkkkkkkkkkkkkkkk 
Tô te falando, os passageiros falaram que eles pediram até “Por favor!” Por favor, me passe seu smarthphone, sua pulseira, Obrigado!

Kkkkkkkkkkkkk até ladrão tem categoria, são vários níveis
TÔ te falando…

Que ladrão educado!!!
Pois é, eu gostei dele.

MORRI AGORA KKKKKKKKKKKKK
Ele poderia ter me machucado como muitos já fizeram só de maldade. 

Já te bateram muito em assaltos?
Já sofri várias agressões, já tentei revidar logo no início, até armado já andei. No início é tudo ou nada, ninguém sabe o que esperar dos caras. Já dei até tiro, já esmurrei ladrão e deixei ele jogado lá pelas bandas da Cachoeirinha.

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Vivi, a gente tem que contar com Deus nessas horas.

Existe passageiro bhother ou são tudo cuzão?
Tem passageiro brother, sim. Tem deles que quando chega no final do ano diz que tem um negócio pra gente, poxa isso é muito gratificante.

AI QUE LINDO!!!!!!!!!!!!
Já teve passageiro que veio aqui no final da linha e trouxe pirarucu de casaca pra gente comer. Tem deles que cativam demais. Mas tem uns passageiros que só Deus. Uma vez vinha um gordo correndo, todo suado, mas todo suaaaado msm, eu vi e parei. Ele agradeceu,blz. Fiz uma parada seguinte e quando arranquei eu ouço me xingarem: “Seu fdp não é tua mãe aqui não!”.  E eu sei que não arranquei bruscamente, pô eu tenho ciência da minha conduta, são 12 anos de dedicação.

Que aconteceu?
Nesse dia eu saí no braço dentro do ônibus.

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Tô te falando…….. Eu saí. E eu disse pra ele “nesse ônibus tu não vai mais não, agora tu vai descer!”.

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu vou desmaiar de tanto rir.
A gente foi pro braço. Ei Vivi, tu ri muito alto :ppppppppppp

Tu jura? Kkkkkkkkkkk. E tu acha que não sei disso
Ainda é gaiata, responde atravessado. Vou gravar tua risada pra colocar como buzina.

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ajahajsjsjsjshhhhddhdh

Vc teve um infarto, não foi? Conta pra gente
Tive um princípio de infarto, olhei pra minha parceira disse que não tava me sentindo bem [ aí ele imita voz de mulher “Garaaaagem, garaaagem, vms pra garagy! ]. Só deu tempo de puxar freio de mão e cair. Enfartei bem na rua da esquina de casa. Um carro da polícia vinha passando e me levaram, fui pra reanimação.

Vc já perdeu muitos colegas nesses 12 anos?
Já, infelizmente já. Já perdi em assaltos, já perdi por motivos de doença [Ele cita Mambira, foi um choque pra todos, pois era um excelente motorista, amigão, ótimo profissional. Daí me conta também que qdo começou ganhava 3r$ – na época em que o motorista que era responsável pela lavagem, o sonho dele era ficar perto, paixão mesmo].

Tu foste cobrador???
Ahhhhhhh época boa, eu roubei demais. Roubava passe estudantil, cara pulava a catraca e me dava o passe. A gente cantava o Sandy & Júnior “vms pular, vms pular, vms pular!”.  :ppppppppp

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Não tinha câmera, não tinha cigarra, a gente batia uma moeda e o parceiro lá na frente já sabia. A gente dividia.

Rola muito sexo dentro de ônibus?
Nãooooooo, isso aí nunca aconteceu, não.

Ctg tu quis dizer, ne?
Se acontece ou não é uma coisa que ninguém sabe, mas não acontece, não. Lá em São Paulo foi parar até no whatsapp, vai entender a cabeça dos caras… Mas eu vou te falar, tomara que a minha mulher não leia, eu fazia a linha do 305, parei uma vez na frente de um puteiro, o final dessa linha é lá.

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk daí chamou as primas?
Me engracei por uma rapariga e ela disse que ia mais eu até o km 41. Ai eu disse pra ela “Vambôra!”. Lá pelo km 7, 8  todo mundo já tinha descido.

Foi lá mesmo, rolou tudo?
Não posso contar, nheeeeeee

SEU SAFAAAAAAAAAADO !!!
Minha mulher vai me matar :pppppppp, ai mdssss

Vc me disse que ninguém entrevista vocês para saber do dia a dia, dos perrengues e que só querem entrevistar mulher
Só entrevistam mulher porque é bonito, interessante. Mas a mulher é capacitada para fazer qualquer coisa que um homem faz. Mas o que revolta é que só querem saber se o ônibus é velho, há quanto tempo ela dirige. Nas greves só sabem tacar o pau chamando a gente de vagabundo. Tem passageiro que vem pra cima da gente, agredindo verbalmente, a gente não pode nem explicar o motivo porque não vamos combater fogo com água. Tem que fazer de conta que não ouve. Existe uma perseguição terrível porque em algumas empresas a gente não tem suporte : ( [Ele conta que na Via Verde além do suporte eles recebem até uns agrados).

Que vc espera dessa entrevista?
Eu vou falar, Vivi, em nome de todos da minha categoria. A gente só quer um pouco de respeito, ninguém sabe o que a gente passa. Muitas vezes não paramos em determinadas paradas porque a catraca tá travada. E eu já deixei de parar numa parada, às 10h da manhã, porque reconheci o cara que já tinha me assaltado. É complicado.

A catraca trava?
A bilhetagem eletrônica é muito boa, mas de vez em quando ela trava. Tô te dizendo. Do meio pra trás tá vazio o ônibus, e a catraca travada, mas ninguém sabe e pensa que a gente não para de ruindade. Se a gente botar 100, 200 por trás a gente paga, é o cobrador e motorista que pagam, as câmeras estão lá pra registrar tudo. A mídia não mostra isso. Eu só espero que nossa classe seja reconhecida, que tenha menos agressão, menos assaltos plmdds.

Estou aqui pra isso, conte comigo.
Vivi, tem assaltante que a gente sabe que é a primeira vez dele.

Por quê? Como assim?
Treme mais que uma vara verde, um cara desses tá mais nervoso que a gente.  Esse aí dá muito mais medo, capaz de atirar sem querer na nossa cara.  Minha esposa tem muito medo, minha mãe não tem mais o que pedir a Deus. Tirando isso é uma profissão que tenho prazer, sempre gostei.

Todo motora é safadão?
É não, é não. Não somos isso que as mulheres dizem isso, não.

Kkkkkkkkkkkkkk ta bom
Hfhhghfhgfgjfjgjfjjgjjfjgjfha são as mulheres que dão em cima da gente. Do jeito que eu tô aqui, passa ninguém mexe, mas deixa eu vestir minha farda pra ti vê. A gente não ganha bem, não anda cheiroso, o vapor sobe na cara, a camisa suada, a unha que nem de um bicho fica parecendo de mecânico, rola um chiclete, mas qdo o cara fica muito tempo sem comer não tem jeito não….A mulher acha a gente lindo e ainda descobre nosso feice pra marcar.

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ai ela publica “em 200 e tal com motorista tal!”, tô te dizendo. Dá até vergonha :ppppppppp

Rola muita selfie???
Rapax, não pode não por causa da câmera. Não pode, não.

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Tu ri alto demais, eu queria era te pendurar no meu carro (eles chamam ônibus de carro!).

Deixa uma mensagem para os nossos leitores?
Deixo sim. Rapax, é o seguinte, existem motoristas e motoristas. Existe o profissional e os que não são tão profissionais. Assim como passageiro que sai de casa com algum problema, muitas vezes a gente sai de casa assim também. Só peço um pouco de compreensão dos passageiros, sei que tem muito motorista ignorante até mesmo com os velhinhos, com gente de idade [E ele conta que pegava 7 velhinhas, todo santo dia. E ele dizia assim pra elas: “Só velha boa, só velha gostosa, vou levar tudo pra minha casa!”. Comenta que elas gostavam e uma delas disse uma vez: “Qdo meu marido viajar vou te esperar lá em casa!”].

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu disse pra ela me esperar que eu ia mesmo :pppppppppp. Olha Vivi, isso é amizade, eu faço amizade com todo tipo de gente, eu curto os velhinhos, eu sei que vou ficar velho um dia.

QUE FOWFO!!
Minha mãe anda de ônibus também, boa parte dos meus colegas tem um respeito muito grande pela Terceira Idade, infelizmente eu te digo que não são todos, mas eu me dedico, trabalho no que gosto.

Quero lhe agradecer pela oportunidade de poder entrevistá-lo.
Eu que agradeço. Se eu fosse enumerar as coisas que já aconteceram e fosse falar de tudo-tudo-tudo a gente passaria uma semana aqui. Já teve extintor explodindo na minha cara, às vezes um simples suporte que é realmente necessário a gente não tem. O extintor tava solto, estourou na minha cara, de preto eu fiquei branco.

Obrigada Peterson, boa sorte na nova empreitada com os articulados.
Estamos aí, precisando de mim é só falar. Agradeço muito esse espaço.  Valeu, Vivi.

Que a partir desta entrevista muitas pessoas possam ter consciência de que sentado dirigindo um ônibus, seja ela a categoria que for, existe um ser humano. Ele pode estar num dia ruim, ou não, e muitas vezes o que mais gostaria era receber um “bom dia” ou “boa tarde”. A nossa educação vem de berço, se o motora foi um escroto faça apenas a sua parte, agradeça a corrida.

Abaixo vídeo depois de nosso bate papo, a intenção dele era não aparecer, mas quem manda aqui sou eu. Obg, Peterson. Kkkkk <3

Quem tiver dicas e sugestões de entrevistas, envia pra mim.cheeky Beijos, segue meu whatsapp (92) 9+ 9446-2672 NADA DE NUDES, heinangry MAS quem quiser enviar email clica aqui: MENSAGEM Se preferir chega lá no MEU FACEBOOK 

Um beijo e até a proxima entrevistakiss